Produção de notícia em áudio

Módulo 3 – Exercício 5

Podcast
Notícia: Cidade do Livro

Caso o áudio acima não abra, você pode ouvir a gravação neste link.

Grande desafio a produção de um podcast! Escolhi como notícia a inauguração da Cidade do Livro em Mogi Guaçu e fiz diversas gravações no formato WAV. Para me orientar durante a gravação, como eu não li a notícia, escrevi tópicos que eram importantes. Descobri que, mesmo após diversas gravações, todas apresentavam algum problema, um errinho aqui, outro ali… e por não ser rádio e sim um podcast para internet, me mantive no propósito de não ler e escolhi uma das gravações. Foi muito bom aprender mais esta lição. E adorei gravar, devo admitir. 😉

Baixei o programa Audacity, que é muito bom e completo. Aprendi, aos poucos, algumas funções, mas mantive a gravação original, sem efeitos. Exportei para MP3 e baixei em dois sites gratuitos: MP3tube e Goear. Gostei de ambos, mas principalmente do Goear. O problema começou no momento em que fui publicar o arquivo no WordPress. A plataforma não aceita o embed desses sites e o resultado foi muita dor de cabeça e horas da madrugada acordada para tentar resolver. Não deu certo.

Fiquei um bocado chateada, porque pretendo manter um blog no WordPress e acredito que a utilização de arquivos de áudio e vídeo podem enriquecer um blog. Não se trata apenas de hospedar um áudio ou vídeo, mas de poder utilizar as muitas opções interessantes que já existem nesses sites. E, pelo jeito, não será possível. Se você, leitor, conhecer uma maneira de colocar os códigos embed no WordPress, deixe um recado neste post, por favor.

A solução veio de uma dica da colega Luciana, para hospedarmos o MP3 em algum site. O problema agora era: em que site? Entre as opções apresentadas pelos colegas, segui a de Paula, que sugeriu o http://www.upload-mp3.com. Deu certo! O arquivo foi baixado neste site e em seguida inseri o código no HTML do post do WordPress. Obrigada, queridas colegas pela grande ajuda! E seguimos em busca do Graal – como inserir os códigos de sites de áudio e vídeo nesta plataforma.

Um grande abraço a todos,
Fernanda França.

Anúncios

5 Responses to “Produção de notícia em áudio”


  1. 1 Aline C. maio 24, 2009 às 1:39 am

    Olá! Passando por aqui para ouvir a tua voz…hehehe
    Te achei bem solta no podcast e esta era a proposta do exercício.
    Bju grande

  2. 3 Paula Góes maio 24, 2009 às 7:36 pm

    Fê,

    Não consegui ouvir o teu áudio – aqui diz “buffering” e nunca acaba o processo. Vou tentar de novo do trabalho na terça, já que segunda é feriado aqui 🙂

    E que venha o vídeo!

    Beijos

  3. 5 Paula Góes maio 25, 2009 às 9:50 pm

    Agora ouvi!

    Parabéns, super desenrolada. Deu pra ver mesmo que você gostou 🙂

    Eu graveu 81 vezes e não gostei de nenhuma aí coloquei a última logo!

    Bjs
    Paula


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: