Produção de notícia em weblog

Exercício 7 : Módulo 3

Produção de notícia em weblog

Quando li o exercício, a primeira ideia que tive foi escrever sobre a Biblioteca Municipal, instalada há pouco mais de dois anos no Centro Cultural, localizado no bairro onde eu moro. Passo por ele todos os dias, a pé, e admiro a estrutura do local. Recordo que quando cheguei na cidade, o prédio ainda estava em obras. Foram muitas reformas – que ainda acontecem em alguns pisos –, mas hoje o espaço já conta com um amplo teatro, salas de aula (onde acontecem aulas de música, dança, teatro e artes plásticas, todas gratuitas e com excelente conceito na cidade), além de uma sala de projeções em que é realizado o projeto “Tela Viva”, com um filme gratuito por semana. No último andar está a biblioteca, tema da minha matéria especial para internet, resultado do exercício número 7 do Módulo 3 da 4ª turma do curso Jornalismo 2.0.

Você conhece a Biblioteca?

Entrada do Centro Cultural, de onde é possível ver as janelas da Biblioteca

Entrada do Centro Cultural, de onde é possível ver as janelas da Biblioteca

Há dois anos a Biblioteca Municipal “João XXIII” mudou-se do centro, do prédio da antiga estação ferroviária, onde esteve desde 1982, para o Centro Cultural de Mogi Guaçu, localizado à avenida dos Trabalhadores, 2651, no Jardim Camargo, região central. No início, a frequência no local diminuiu. Aos poucos, porém, os visitantes se acostumaram à nova localização e os empréstimos cresceram.

Atualmente, são emprestados de 60 a 120 livros por dia e a biblioteca é frequentada tanto por estudantes que realizam pesquisas para trabalhos escolares quanto por amantes da literatura. A biblioteca funciona de segunda a sexta das 8h00 às 19h00 e aos sábados das 8h00 às 12h00.

A biblioteca está localizada no terceiro piso do Centro Cultural, onde também acontecem apresentações de teatro e dança, além de exposições. O local também abriga a Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística) e o Teatro Tupec (Tudo pela Cultura). Se você mora em Mogi Guaçu e não conhece o Centro Cultural, faça uma visita. É lá que acontecem as mais importantes manifestações artísticas da cidade.

Vista geral da Biblioteca Municipal

Vista geral da Biblioteca Municipal

A biblioteca é ampla e o setor infantil está em área separada. Cada livro é emprestado por duas semanas e pode ser renovado pessoalmente ou por telefone e para os mais procurados chega a haver fila de espera, como é o caso do título “Crepúsculo”. Se você quiser saber sobre algum título específico, basta ligar lá e perguntar. Eles sempre recebem novidades e best-sellers. O telefone da biblioteca é (19) 3861-4225.

O espaço ainda possui um posto do Acessa São Paulo, instalado na biblioteca em dezembro do ano passado, o que ajudou a aumentar o movimento. Há muitas pessoas que fazem pesquisas no computador e em seguida buscam livros. O posto foi instalado pelo Governo do Estado de São Paulo com o apoio da Prefeitura, que cedeu o espaço e os monitores. Atualmente são 10 computadores que podem ser usados gratuitamente. O posto funciona das 8h00 às 18h00 de segunda a sexta-feira, sem interrupção para almoço.

biblioteca05

Posto do Acessa São Paulo

O secretário de Cultura, Edenílson José Faboci, já anunciou que entre as mudanças que devem ser realizadas na biblioteca estão a informatização do espaço, alterações nas visitas do carro-biblioteca em bairros afastados da cidade e aumento de horário de atendimento ao público. A informatização servirá para facilitar o acesso aos livros e possibilitar que os leitores possam saber pela internet quais volumes estão disponíveis. O aumento de horário está sendo estudado e a ideia é estender o atendimento até as 21h00 durante a semana.

Também para incentivar a leitura entre os menores, a biblioteca infantil poderá receber escolas e profissionais para contar histórias, além da instalação da Academia Mirim de Letras, que passará a funcionar em breve.

Comprar livros é uma delícia, mas todas as crianças deveriam ser apresentadas ao prazer que é visitar uma biblioteca.

Mesmo na era da internet, você ainda visita bibliotecas?

Prédio do Centro Culturalbiblioteca03biblioteca06

Fernanda França.

Anúncios

16 Responses to “Produção de notícia em weblog”


  1. 1 Rafael Maia maio 20, 2009 às 11:26 pm

    Prezada Fernanda,

    meus parabéns pela excelente matéria. Trata-se de um ótimo serviço, texto bem apurado, boas fotos e responde tudo o que se pode querer saber da biblioteca. Gostei muito mesmo. As imagens me deram a idéia de como realmente é bem montada a biblioteca, coisa que um texto por si só não é capaz de fazer.
    Parabéns pelo trabalho.
    um abraço

    Rafael

  2. 3 Clóvis Reis maio 21, 2009 às 12:15 am

    Oi, Fernanda!
    Parabéns pelo blog. Gostei!
    Viu só? Prometi que vinha e vim mesmo.
    CLÓVIS

  3. 5 Bruna N. maio 21, 2009 às 10:26 pm

    Oi Fernanda,

    Obrigada pelo comentário. Vc anda muito rápida, já fez os trabalhos! Depois faça no meu blog é dá seu palpite sobre minha reportagem.

    bjs,
    Bruna

  4. 7 Aline C. maio 22, 2009 às 11:39 pm

    Oi Fernanda, gostei muito da tua matéria e da distribuição na página (site). Talvez, pudesse ter um mapinha de como chegar no local (link do Google Maps, por exemplo). As fotos com legendas estão ótimas.
    Grande abraço 🙂

  5. 8 Lhys maio 23, 2009 às 12:11 am

    Eu “ainda” visito bibliotecas!

    Meu pai é sócio de uma biblioteca particular e sempre me levava para emprestar livros. Foi lá que eu acessei a internet pela primeira vez (há muitos e muitos anos…), e atualmente eu posso consultar o acervo online.

    Mas meu segundo lar nos últimos meses tem sido a biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da USP. Estou morrendo de saudades da literatura despretensiosa!

  6. 10 Fernanda França maio 23, 2009 às 12:50 am

    Obrigada pela dica!!! Vou ver se consigo aprender a colocar o mapinha 🙂 Abração!

  7. 11 Clóvis Reis maio 24, 2009 às 1:04 am

    Fernanda, voltei aqui para te fazer uma sugestão: já que o título da tua matéria é uma pergunta, porque não fazes uma enquete para que os internautas respondam se conhecem a biblioteca? Sucesso. CLÓVIS

  8. 12 Fernanda França maio 24, 2009 às 4:44 am

    Clóvis, muito bom!! Não fiz a pergunta sobre a biblioteca daqui da cidade pois sei que a maior parte dos leitores é de fora. Por isso optei por perguntar, no fim, se as pessoas ainda frequentam bibliotecas (de uma maneira geral)… será que faz sentido? 😉 Abração!

  9. 13 Bruna Porciúncula maio 25, 2009 às 2:45 am

    Oi Fernanda
    Sua reportagem ficou muito boa, com comentários bem pertinentes para o tema. É um convite via post para a gente conhecer a biblioteca. As fotos, nesse caso, serviram para reforçar isso. Acho que você conseguiu chegar no ponto. Eu já tive dificuldades com minha câmera ruim e meu computador totalmente contaminado por vírus. Gostei mesmo do teu trabalho

  10. 15 Caroline maio 27, 2009 às 10:49 pm

    Fernanda, aqui em São Paulo estão tentando abrir as bibliotecas aos domingos, como acontece na Europa. Acho que a idéia deveria ser difundida ai. Eu soube disso pela CBN.

    =)

    Beijos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: