Leitores RSS

MÓDULO 2: Reportagem, Blogs e Podcasts
Exercício 3 – Comparação RSS e GoogleReader

Esta foi a primeira vez que tive contato com RSS e GoogleReader e para apresentar a experiência, eu escrevi nos três dias em que testei os dois serviços.

Primeiro dia (11 de maio de 2009)

Instalei o Feedreader versão 3.14 no meu computador e pela primeira vez tive contato com um leitor RSS. Dividi os sites escolhidos em três pastas: Colegas de curso, Compras e Notícias. O leitor RSS ainda possui as pastas “Não lidos” e “Starred news”. No Feedreader eu notei que a organização me ajudou muito. Como não poderia acompanhar muitos sites neste primeiro momento, optei por acompanhar um site de Compras (La Reina Madre, site de bolsas para mulheres), um site de Notícias (G1.com) e quatro blogs de colegas de curso. Entrei em contato com muitos deles e comentei em seus blogs. Aqueles que retornaram a visita foram adicionados nos links do blog e ao Feedreader. Foi interessante, pois pude começar a interagir com outros participantes do curso – e agora saber quando atualizam seus blogs.

O Feedreader apresenta um “pop up” no caso de sites atualizados, o que facilita a leitura. O único inconveniente neste primeiro dia foi o fato de que o programa está instalado em meu computador de casa, portanto não poderei acessar meus links de nenhum outro computador. Já o GoogleReader parece valer a pena justamente por ser “portátil”. Levarei meus links para qualquer local, já que tenho acesso pela minha conta do Google. Funciona como uma espécie de e-mail (Gmail). Porém, neste primeiro dia, ainda não consegui dividir os links em pastas e o leitor me pareceu um tanto confuso.

1º dia: Feedreader

1º dia: Feedreader

1º dia: GoogleReader

1º dia: GoogleReader

Segundo dia (12 de maio de 2009)

Ainda no meu trabalho, decidi dar uma olhada em meu GoogleReader. No fórum do curso, uma colega me explicou como adicionar pastas e organizar melhor meus sites e finalmente consegui deixar a organização semelhante ao Feedreader. Pude acessar os links e acompanhar as notícias. Conheci a ferramenta de compartilhar os sites com os contatos, mas decidi não compartilhar por enquanto. Quando cheguei em casa, abri novamente o Feedreader e percebi que gosto de suas funcionalidades. Posso ler os posts dos blogs praticamente inteiros na tela ao lado direito do programa. Em termos de praticidade e visualização, o Feedreader é melhor do que o GoogleReader. Porém, o leitor do Google ganha em um quesito: mobilidade. E na era da internet, é muito válido poder levar seus links para qualquer lugar e acessar de qualquer computador.

2º dia: Feedreader e o pop-up de sites atualizados

2º dia: Feedreader e o pop-up de sites atualizados

2º dia: GoogleReader organizado por pastas

2º dia: GoogleReader organizado por pastas

Terceiro dia (13 de maio de 2009)

No terceiro dia, comecei a aprender novas funções dos dois leitores. No Feedreader modifiquei os nomes dos contatos, o que facilitou a identificação dos colegas de curso pelo nome e não mais pelo nome do blog. Porém, ao fim do dia – já que só acesso o programa de casa –, o programa estava lotado de links e ficou quase impossível ler tudo. O GoogleReader é interessante pela sua “mobilidade”, embora eu não tenha conseguido modificar o nome dos sites acompanhados. Eu escolheria o leitor de RSS, mas, sem dúvida, em tempos em que o acesso precisa acontecer em qualquer hora e em qualquer lugar, o leitor do Google vence. Apesar de o exercício ter terminado, manterei o uso dos dois, até que eu possa optar manter somente um deles. A vantagem de ambos para o meu trabalho é poder acompanhar as notícias dos sites que eu mais visito sem ter que visitá-los e saber a hora exata em que as informações são atualizadas.

3º dia: Feedreader é aprovado! A visualização é boa. Sua desvantagem é estar instalado em uma única máquina.

3º dia: Feedreader é aprovado! A visualização é boa. Sua desvantagem é estar instalado em uma única máquina.

3º dia: Para usuária inicial, GoogleReader ainda parece um pouco confuso. Vantagem: pode ser acessado de qualquer computador.

3º dia: Para usuária inicial, GoogleReader ainda parece um pouco confuso. Vantagem: pode ser acessado de qualquer computador.

 

Agora quero saber sua opinião!

Anúncios

7 Responses to “Leitores RSS”


  1. 1 Letícia de Assis maio 15, 2009 às 5:27 pm

    Obrigada, guria! Também gostei da tua idéia.
    😉
    Bjks

  2. 3 Flavio Pessoa maio 15, 2009 às 5:55 pm

    Olá, Fernanda, gostei da dinâmica como vc avaliou os dois serviços. Acabei de conluir o meu texto (na verdade estava quase pronto desde o início da semana). Quando puder, dá uma olhada – http://jornalismoportatil.blogspot.com .
    Ah, e uma dica: o RSS pode ser instalado no seu celular. Ou seja, mobilidade maior que essa, eu não conheço.

    PS: para não ser injusto, o Gmail também pode ser configurado no telefone móvel. Assim sendo, o Google Reader vai junto. O problema é que, para ter acesso às notícias do GR, vc precisa ficar conectada o tempo todo…
    Abs.

  3. 5 Rafael Maia maio 15, 2009 às 11:01 pm

    oi Fernanda, retornando sua visita, realmente o que será de nós jornalistas. Eu adorei o seu trabalho de pesquisa, fiz algo muito mais simples. Na verdade não aprofundei tanto e expliquei o porque no texto. um grande abraço do colega de curso Rafael Maia

  4. 7 Flavio Pessoa maio 20, 2009 às 1:52 pm

    Obrigado pelo comentário, Fernanda. Acabo de ler sua análise e concordo plenamente. Não basta jogar umas palavras. É preciso saber selecionar o que vamos usar e isso cabe a nós, jornalistas.
    Ah e eu tb deixei claro que prefiro o Google, he he he.
    Bj


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: